sábado, 18 de janeiro de 2014

O que é Inbound Marketing? Significado














O Inbound Marketing sempre me fez pensar na expressão “Não importa o quanto corremos atrás das borboletas (clientes), elas sempre escolhem aqueles jardins mais floridos. Então, cultive flores no seu jardim (empresa), de todas as cores”.



É um estilo de marketing que consiste em focar em “melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes”. Podemos também comparar o Inbound Marketing ao perfil do comercial “farmer” (fazendeiro) por oposição ao “hunter” (caçador).


Esse termo americano ilustra bem as ações de marketing digital visando a atrair o cliente para si, em vez de ir buscá-lo. Falamos também de clientes ganhos, em contraste com os clientes pagos (comprados com publicidade). Este conceito é semelhante ao Marketing de Permissão de Seth Godin.



Segundo o Wikipedia, “o Inbound Marketing é realizar a propaganda de uma empresa através de blogs, podcasts, vídeos, livros, newsletters, white papers, SEO, marketing de mídia social, e outras formas de marketing de conteúdo.


Por outro lado, a compra de atenção, telemarketing, mala direta, rádio, anúncios de TV, panfletos de vendas, spam, e-mail marketing, telemarketing e publicidade tradicional são considerados “Outbound Marketing”.


O Inbound Marketing ganha a atenção dos clientes, se tornando fácil de ser encontrado e atrai clientes para o site através da produção de conteúdo interessante.”


Comentários e consequentemente recomendações, indicações e boca a boca (bate-papo) são possíveis pela Internet e são considerados também formas de Inbound Marketing.


Até Links Patrocinados podem ser considerados Inbound Marketing. Afinal, eles são uma forma de intrusão muito sútil, já que as pessoas devem estar buscando por aquilo que você vende se a campanha for de performance e bem otimizada.


O termo Inbound Marketing foi popularizado pela HubSpot, que apropriou-se dele, criando e usando sua metodologia para sua própria promoção, com um blog muito ativo e rico. No final de 2011, a empresa conquistou mais de 6.000 clientes em 43 países, gerando um volume de negócios anual de mais de US $ 29 milhões (+ 81% em um ano).


“Refletir além dos limites tradicionais do seu mercado para encontrar alternativas” ou “Ser o melhor do mundo no que você faz dentro das regras existentes do seu mercado”.


A Metodologia Inbound Marketing em três fases:

-> Seja encontrado

-> Converte

-> Analise




Ou cinco:

-> Atrair tráfego

-> Converter visitantes em leads

-> Converter leads em vendas

-> Fidelizar e tornar cada vez maior sua margem

-> Analisar para melhorar de forma contínua

Inbound Marketing na prática:

-> Conteúdo: Constrói uma fábrica de conteúdo de forma colaborativa via Blog

-> Palavras-chave: Encontre as melhores palavras-chave do seu negócio e garante uma elevada qualidade de informação de palavras-chave

-> Links: Espalhe seus links e monitore seus ganhos em termos de SEO

-> SEO: Otimize o conteúdo dos seus títulos, cabeçalhos, meta-tags, tags alt, imagens, etc

-> Mídia Social: Compartilhe seu conteúdo de qualidade e espalhe a palavra, no intuito de desenvolver relacionamentos duradouros

-> Website: Tenha um “concentrador de marketing”; otimize a arquitetura, a navegabilidade e acessibilidade, o design e a experiência do usuário, para criar um “hub” de leads


Para qualquer tipo de empresa, mas particularmente para empresas pequenas ou de médio porte (sem grande capacidade financeira e orçamento de Marketing limitado) o Inbound Marketing pode se tornar uma estratégia de melhor custo benefício:

-> Consome menos dinheiro: Quando o Marketing tradicional precisa de verba e funcionários para ser efetuado corretamente, o Inbound Marketing ele, somente precisa de mão de obra. Quase todas as formas de realizar esse tipo de marketing são grátis. Apesar de poder ter um custo bastante alto, isso dependendo do nível de funcionário que você precisará para sua realização.

-> Precisão: O Inbound Marketing permite identificar com mais facilidade e de forma mais precisa quem está interessado no seu trabalho, quem é seu público-alvo. Isso porque os clientes potenciais entrem em contato com você de forma espontânea, já que eles estão interessados e procurem seus produtos/serviços. O que não é o caso do Outbound que geralmente atinge as massas sem distinção.

-> É investimento, não despesa: Quando no Marketing tradicional você precisa de verba e orçamento contínuo para gerir publicidade para atingir sempre novos prospects, no Inbound Marketing você investe bastante no início para poder tornar-se “referência” do seu mercado, isso aparecendo primeiro no Google e criando comunidades nas redes sociais a respeito dos seus produtos ou serviços no médio-longo prazo. E quando você chega nesse nível, o seu marketing acaba se fazendo sozinho e torne extremamente difícil para um concorrente se posicionar melhor no mercado.

E para finalizar esta definição, queria lançar uma enquete sobre qual seria a melhor tradução em português para Inbound Marketing?

-> Marketing de Permissão?
-> Marketing Receptivo?
-> Marketing de Fazendeiro?
-> Marketing de Atração?
-> Marketing de Atração Orgânica?
-> Marketing de Entrada?
-> Marketing de Relacionamento?
-> Marketing não Intrusivo?
-> Alguma sugestão?


Essa definição do Inbound Marketing, foi publicada originalmente no Blog de Inbound Marketing

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