terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Checklist para campanhas de e-mail marketing


Planejamento

- Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos consumidores etc)?

- Os departamentos da empresa envolvidos com a campanha (marketing, design, TI, atendimento, vendas etc) estão alinhados com seus objetivos?

- Onde você pretende conseguir seus endereços de e-mail: Aluguel de listas ou desenvolvimento de uma base própria?

- Como você pretende atrair seus destinatários para o clique ou para o contato com seu call center?

- Como você pretende transmitir a mensagem, para garantir que a maior parte do conteúdo seja lida?

- Como tornar sua mensagem visualmente atraente para seu público-alvo?

- Qual a periodicidade do envio de seus e-mails?

- Você enviará o e-mail em um dia/horário em que sua audiência costuma ler?



Lista


- Você está enviando a mensagem para a lista correta?

- Você tem permissão para enviar e-mails às pessoas da(s) lista(s)?

- Os dados dos contatos estão atualizados?


Cabeçalho


- O nome de sua marca é exibido na linha “from” (remetente)?

- O assunto está orientado a benefícios, ao invés de vendas, e reflete o conteúdo real do e-mail?

- O assunto é legível por inteiro dentro do espaço disponível dos principais clien¬tes de e-mail?

Topo do E-mail ou painel de pré-visualização

- Existe um link para visualização do e-mail online?

- O e-mail inclui o título da newsletter ou uma chamada consistente?

- É possível ler o nome da empresa, título da Newsletter e/ou objetivo da mensa¬gem no painel de visualização?

Conteúdo

- O conteúdo do e-mail interessa ao público-alvo?

- Está alinhado com o objetivo da campanha? Numa campanha de vendas, por exemplo, é fundamental incluir um ou mais links para o site e um número de telefone para contato.

- Está personalizado com o nome do destinatário e/ou outras informações da base de contatos? 

- Verifique também se o conteúdo dos campos inserido na mensa¬gem não apresenta incoerências, como por exemplo:“Olá, John! Seja bem-vinda.”

- Seu logotipo está posicionado na parte superior esquerda do e-mail?

- Você incluiu um parágrafo de abertura que chama a atenção dos leitores?

- O conteúdo principal é visualizado na metade superior da mensagem e não fica oculto pelas barras de rolagem?

- Além de argumentos de vendas, o e-mail também inclui informações de interesse do público-alvo?

- A mensagem deixa claro para o destinatário o que ele deve fazer?

- Você incluiu múltiplas chamadas para ação na forma de texto e/ou imagens? Inclua pelo menos 1 chamada (Cadastre-se, Mais Informações, Demonstração do Produto, Comprar etc) para ter dados de conversão.

- Os links do e-mail apontam para suas páginas de destino corretas?

- Você está usando parágrafos curtos e listas para apresentar mais de 3 itens? Se você estiver relacionando características ou funcionalidades, por exemplo, não disponha as palavras juntas numa única linha, separadas por vírgula. Listas per¬mitem que o leitor faça uma rápida visualização da mensagem e capte os pontos principais relacionados.

- Os textos estão separados e diagramados com espaços em branco para facilitar a leitura?

- O e-mail pode ser facilmente lido às pressas?

- Os títulos importantes estão construídos em texto, ao invés de imagens?

- Existe pelo menos uma URL visível como texto, e não embutida em link?
As URLs visíveis como texto começam todas com http://? Alguns software anti-spam atribuem uma certa pontuação a mensagens que contêm endereços da web escritos por extenso (e não embutidos em links) .

- O e-mail apresenta muitos tópicos? Se sim, talvez seja melhor dividir o conteúdo em dois e-mails diferentes.


- Você checou a pontuação de spam de seu e-mail?
- Existe alguma palavra “suspeita” no conteúdo, como clique aqui, grátis etc? Se sim, substitua por sinônimos que não façam sua mensagem ganhar pontos de spam.

- Você conferiu o texto uma última vez para verificar erros de ortografia/digitação?

Design


- Você está utilizando o template correto para a campanha?

- Você lembrou de criar uma versão de texto para o e-mail?

- Todos os links funcionam? Não esqueça de checar os links da versão texto!

- As fontes utilizadas são fontes padrão de sistemas operacionais como Windows, Linux, Mac OS etc e são iguais ou maiores a 10px?

- Você checou o layout do e-mail em diferentes clientes de e-mail, como Gmail, Yahoo, Hotmail, Outlook, Wndows Live Mail, Thunderbird, etc?

- Você checou a visualização do e-mail com as imagens bloqueadas?

Imagens


- As imagens utilizadas estão no formato *.gif e/ou *.jpg com 72dpi de resolução?
- As imagens estão com endereços absolutos, apontando para um servidor na web?
- Todas as imagens utilizadas carregam correta e rapidamente?
- A soma do tamanho de todas as imagens utilizadas é inferior a 100kb?
- As imagens estão com suas alturas e larguras declaradas para prover um espaço razoável de visualização dos textos alternativos e garantir que o layout não desalinhe?
- As imagens importantes contêm seus respectivos textos alternativos (alt tags)? Inclua os textos alternativos naquelas imagens que, se não forem exibidas para o destinatário, fazem com que a compreensão da mensagem fique comprometida.
- Os textos alternativos contêm menos de 50 caracteres?
- As imagens utilizadas são realmente imprescindíveis? Uma imagem pode mesmo valer mais que mil palavras, mas descarte ícones e imagens de fundo que em nada contribuem com a transmissão da mensagem.

Rodapé


- Você oferece um link de opt-out que funciona adequadamente?
- Você incluiu seu endereço físico, telefone e/ou outras formas de contato com sua empresa (vendas, atendimento, call center, marketing etc)?
- Você protegeu seu conteúdo com a mensagem de copyright?
- Você incluiu uma mensagem de lembrete de opt-in, do tipo “Você está receben¬do este e-mail porque se cadastrou no site X na data de xx/xx/xxxx.”?

Código


- Seu código possui tamanho inferior a 20kb?
- As tags estruturais principais
<html><head><title><body>
estão presentes e devidamente fechadas?
- O título foi redigido dentro das normas ortográficas corretas, sem a repetição de pontos exclamação e caracteres especiais?
- O código é validado pelo W3C?
- Remova links para folhas de estilos externas e quaisquer estilos CSS declara¬dos dentro de
<style></style>
. Em e-mail marketing, use apenas tabelas para diagramação de conteúdo e para formatação de textos (evite o uso da tag ).
- Todos os links possuem o atributo
target=blank
?

Versão texto

- O conteúdo está diagramado dentro de um limite de caracteres que não necessi¬te de barras de rolagem horizontais para ser visualizado?
- Os links estão todos escritos por inteiro? Verifique se alguma quebra de linha interrompeu algum endereço.
- As seções estão claramente divididas?
- Os títulos estão em caixa alta para despertar a atenção do leitor?

Landing page (página de destino)


- A página de destino está online?
- O conteúdo e o design da página são consistentes?
- O conteúdo e os textos não são muito longos?
- A chamada para a ação descrita no link do e-mail é bastante óbvia?
- O formulário de cadastro não é muito extenso? Peça apenas as informações bá¬sicas que precisar, pois formulários complexos têm uma alta taxa de abandono.
- Se você oferece algum benefício ou bônus àqueles que efetuarem o cadastro, certifique-se de sua disponibilidade e funcionamento na página de destino.
- O usuário precisa percorrer mais de 2 telas para encontrar uma informação descrita no e-mail, incluindo preços de produtos?
- O conteúdo oferecido no e-mail é de livre acesso a todos? Disponibilizar links para conteúdos no website que solicitam login e senha, frustram o usuário e fazem com que ele perca o interesse naquela leitura.

Outros


- Você incluiu uma informação para o destinatário adicionar seu e-mail à lista de contatos ou à whitelist, para assegurar que suas próximas mensagens sejam entregues na caixa de entrada?
- Você inseriu uma chamada viral incentivando o leitor a encaminhar seu e-mail aos amigos?
- Você incluiu um link para cadastro, para que as pessoas que receberam o e-mail encaminhado possam se cadastrar também?
- Existe alguma área do site em que o destinatário pode atualizar seus dados de cadastro? Se sim, inclua o link no e-mail.
- Você está enviando o e-mail no formato MIME?
- Você incluiu algum mecanismo para mensuração dos resultados?


Fonte: Virtual Target


0 comentários:

Postar um comentário