quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Plano de marketing: as estratégias de mercado


O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que deseja atuar
O documento serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda. Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra a relação entre o produto e o mercado, com a finalidade de ordenar as estratégias das empresas.
O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que quer atuar. Serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda, que formam o composto de marketing (os 4 Ps).

Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra – quando bem executado – a relação entre o produto e o mercado. Tem a finalidade de ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas para o marketing.

Os consultores costumam dizer que o plano agrega subplanos, que tratam de atividades importantes do marketing, conforme a sequência:





Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising = Plano de Marketing

Um bom plano não valida uma ideia de marketing, mas uma boa ideia de marketing é validada por um bom plano.

Em geral, o ponto de partida do plano de marketing é a coleta de informações. Para elaborar um plano que atinja plenamente seus objetivos, o empreendedor deve absorver informações de qualidade e de utilidade para seu negócio.

É preciso definir metas e ações por escrito e então compartilhá-los com o restante da equipe gerencial. Todo o processo é chamado de planejamento, e o plano de marketing por escrito é o produto final desse processo.

Os itens que um plano de marketing deve conter e satisfazer são:

- Objetivos

  - Gerais

  - Específicos

- Finalidades e abrangências

- Pesquisa de mercado

- Diagnóstico da situação interna

  - Histórico

  - Estrutura

  - Estratégias atuais e indicadores de desempenho

  - Composto de marketing

  - Produto

  - Preço

  - Distribuição

  - Composto promocional

  - Propaganda

  - Promoção de vendas

  - Força de vendas

  - Relações públicas

  - Pontos fortes e pontos fracos

- Diagnóstico da situação externa

  - Estudo do macroambiente

  - Fatores econômicos

  - Fatores tecnológicos

  - Fatores políticos-legais

  - Fatores culturais

  - Considerações sobre o mercado

  - Análise de ameaças e oportunidades

- Definições estratégicas

  - Definição da missão, visão e valores

- Definição dos objetivos

  - Estabelecimento das metas

- Definição de estratégias

- Definição do plano de ação

- Definição do plano de resultados

- Métodos de avaliação e controle


(fonte:http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/integra_bia/ident_unico/622)