O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que deseja atuar
O documento serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda. Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra a relação entre o produto e o mercado, com a finalidade de ordenar as estratégias das empresas.
O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que quer atuar. Serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda, que formam o composto de marketing (os 4 Ps).
Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra – quando bem executado – a relação entre o produto e o mercado. Tem a finalidade de ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas para o marketing.
Os consultores costumam dizer que o plano agrega subplanos, que tratam de atividades importantes do marketing, conforme a sequência:
Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising = Plano de Marketing
Um bom plano não valida uma ideia de marketing, mas uma boa ideia de marketing é validada por um bom plano.
Em geral, o ponto de partida do plano de marketing é a coleta de informações. Para elaborar um plano que atinja plenamente seus objetivos, o empreendedor deve absorver informações de qualidade e de utilidade para seu negócio.
É preciso definir metas e ações por escrito e então compartilhá-los com o restante da equipe gerencial. Todo o processo é chamado de planejamento, e o plano de marketing por escrito é o produto final desse processo.
Os itens que um plano de marketing deve conter e satisfazer são:
- Objetivos
- Gerais
- Específicos
- Finalidades e abrangências
- Pesquisa de mercado
- Diagnóstico da situação interna
- Histórico
- Estrutura
- Estratégias atuais e indicadores de desempenho
- Composto de marketing
- Produto
- Preço
- Distribuição
- Composto promocional
- Propaganda
- Promoção de vendas
- Força de vendas
- Relações públicas
- Pontos fortes e pontos fracos
- Diagnóstico da situação externa
- Estudo do macroambiente
- Fatores econômicos
- Fatores tecnológicos
- Fatores políticos-legais
- Fatores culturais
- Considerações sobre o mercado
- Análise de ameaças e oportunidades
- Definições estratégicas
- Definição da missão, visão e valores
- Definição dos objetivos
- Estabelecimento das metas
- Definição de estratégias
- Definição do plano de ação
- Definição do plano de resultados
- Métodos de avaliação e controle
(fonte:http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/integra_bia/ident_unico/622)
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Plano de marketing: as estratégias de mercado
12:30