terça-feira, 2 de outubro de 2012

Analise o mercado e descubra as necessidades da clientela

É possível identificar diversas características dos clientes como faixa etária, ocupação e renda

O processo de decisão de compra é feito pelos consumidores de acordo com a percepção que eles possuem de um problema.

A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Essa avaliação vem de um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos dados pelo consumidor no ato da compra. São eles:

- reconhecimento do problema (necessidade);
- busca pela resolução;
- avaliação da alternativa;
- opção;
- avaliação pós-aquisição.

Sabendo disso, o empresário tem as condições necessárias para identificar as necessidades do cliente. Para chegar à identificação dessas necessidades, uma das ferramentas do marketing é a análise de mercado.

Análise de mercado


Na análise de mercado são identificadas as características dos clientes, de acordo com os critérios que seguem. Usar essas categorias para descrever o padrão da clientela e determinar seu perfil, por meio do agrupamento dos indivíduos descritos. Isso ajudará o empresário a incrementar seus esforços de marketing.

Dados demográficos:- Faixa de idade
- Sexo
- Renda
- Ocupação
- Religião
- Raça / grupo étnico
- Grau de instrução
- Classe social
- Dados geográficos
- País
- Região
- Estado / município / cidade / vila
- Densidade populacional
- Clima

Dados psicográficos:
- Líder ou comandado;
- Extrovertido ou introvertido;
- Orientado para auto-realização ou satisfeito com o status quo;
- Independente ou dependente;
- Conservador, liberal, tradicional ou progressista;
- Socialmente consciente ou egocêntrico.

Consumidor (comportamental):
- Taxa de uso do produto;
- Benefícios procurados;
- Método de uso;
- Frequência de uso;
- Frequência de compra.

(Fonte: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/integra_bia/ident_unico/496)