Saiba como divulgar seu produto para um lançamento eficaz no mercado
Ao lançar um novo produto no mercado, a empresa deverá prestar atenção em alguns pontos e definir por que ele deve ser lançado, qual é a real necessidade do cliente em relação àquele produto e o que será necessário à empresa para lançá-lo.
Para lançar um novo produto no mercado, a empresa deve dedicar algum tempo à análise dos seguintes aspectos:
- Necessidade de atualização tecnológica;
- Incremento de vendas;
- Diversificação;
- Posicionamento frente à concorrência;
- Segmentação de mercado;
- Oportunidade de mercado;
- Ciclo de vida dos produtos.
Quando um novo produto é desenvolvido e lançado, problemas podem surgir. Os mais comuns – e, portanto, dos quais se deve tentar fugir – são os seguintes:
- Escassez de inovações;
- Falta de regulamentação governamental;
- Alto custo de desenvolvimento;
- Tecnologia fácil de ser imitada;
- Inacessibilidade para certos clientes;
- Limitação de recursos.
O novo produto, por outro lado, pode ter dificuldades em seu lançamento porque ele próprio já nasceu com deficiências, tais como:
- Possíveis problemas tecnológicos;
- Análise de mercado inadequada;
- Posicionamento incorreto em relação ao público-alvo;
- Previsão de custos subestimada;
- Esforço de marketing ineficiente;
- Lançamento em época errada;
- Estratégia de preço adotada;
- Falta de um sistema de informação em marketing;
- Erros na política de distribuição;
- Reação da concorrência.
(Fonte: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/integra_bia/ident_unico/109)