terça-feira, 2 de outubro de 2012

Técnicas para o lançamento de produtos

Saiba como divulgar seu produto para um lançamento eficaz no mercado



Ao lançar um novo produto no mercado, a empresa deverá prestar atenção em alguns pontos e definir por que ele deve ser lançado, qual é a real necessidade do cliente em relação àquele produto e o que será necessário à empresa para lançá-lo.

Para lançar um novo produto no mercado, a empresa deve dedicar algum tempo à análise dos seguintes aspectos:

- Necessidade de atualização tecnológica;

- Incremento de vendas;

- Diversificação;

- Posicionamento frente à concorrência;

- Segmentação de mercado;

- Oportunidade de mercado;

- Ciclo de vida dos produtos.

Quando um novo produto é desenvolvido e lançado, problemas podem surgir. Os mais comuns – e, portanto, dos quais se deve tentar fugir – são os seguintes:

- Escassez de inovações;

- Falta de regulamentação governamental;

- Alto custo de desenvolvimento;

- Tecnologia fácil de ser imitada;

- Inacessibilidade para certos clientes;

- Limitação de recursos.

O novo produto, por outro lado, pode ter dificuldades em seu lançamento porque ele próprio já nasceu com deficiências, tais como:

- Possíveis problemas tecnológicos;

- Análise de mercado inadequada;

- Posicionamento incorreto em relação ao público-alvo;

- Previsão de custos subestimada;

- Esforço de marketing ineficiente;

- Lançamento em época errada;

- Estratégia de preço adotada;

- Falta de um sistema de informação em marketing;

- Erros na política de distribuição;


- Reação da concorrência.

(Fonte: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/marketing/integra_bia/ident_unico/109)